Osmose Reversa Industrial
A osmose reversa é o processo de separação onde um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Tal processo ocorre pois aplica-se grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose. Por esse motivo o processo é denominado osmose reversa. Na osmose reversa, as membranas retêm solutos de baixa massa molecular, como sais ou moléculas orgânicas simples.
A osmose reversa é utilizada em diversos setores industriais, sempre relacionados à separação de íons.
Podemos citar como atividades que utilizam a osmose reversa a alimentação de caldeiras, irrigação, produção de produtos químicos, hospitais, conglomerados farmacêuticos e laboratórios, processos de hemodiálise, recuperação de águas residuais na indústria, concentração de sucos, proteínas e vinho, na indústria alimentícia, entre outras diversas possiblidades.
O processo de troca iônica também é muito utilizado para a remoção de íons em águas industriais, porém, a osmose reversa possui a vantagem de dispensar a etapa de regeneração, um processo que interrompe a produção e ao mesmo tempo consome produtos químicos. Como desvantagem, na osmose reversa existe a geração de rejeito, entre 50% à 75% da alimentação total da osmose reversa.